Biodiversidade
Curica ou Papagaio-do-mangue
Amazona amazonica | Linnaeus, 1766
Caracterização: Espécie de médio porte, com cerca de 34 cm de comprimento. Possui plumagem verde com áreas amarelas na asa e espelho e manchas da cauda alaranjadas. O azul de sua cabeça é mais concentrado na região acima dos olhos, e parte anterior das bochechas são amarelas. É bem parecida com o papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva).
Distribuição: Da Colômbia, Venezuela e Guianas, até o Paraná, oeste de São Paulo e Rio de Janeiro.
Habitat: Mata, no litoral e em manguezais.
Hábitos: Espécie diurna, vivem em bandos de até 8 indivíduos, reunindo-se às centenas para pernoitar, quando fazem bastante barulho. Formam casais que permanecem unidos por toda a vida.
Alimentação: Herbívora, alimentando-se de frutas (frugívora). Costuma beber água da chuva depositada em ocos de árvores e, às vezes, ingere água salgada na beira do mar.
Reprodução: Deposita seus ovos, e costuma nidificar em ilhas, quando elas são mais seguras contra a ação humana do que o continente.
Na área da UFRA: Esta espécie de papagaio é considerada pouco frequente dentro das áreas estudadas, pois seu registro total de ocorrências foi de apenas 7 vezes. Sua distribuição entre os habitats foi média, podendo ser encontrada apenas nas matas nativas, nas valetas de drenagem e nas matas em regeneração espontânea. É uma espécie provavelmente ameaçada de extinção.