sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/corruira-ou-cambaxirra/274

Biodiversidade

< Voltar

Corruíra ou Cambaxirra
Troglodytes musculus | Naumann, 1823

Caracterização: Espécie de pequeno porte, com cerca de 12 cm de comprimento. Possui barrado perceptível na plumagem das asas, cauda e flancos de coloração marrom e bico comprido.

Distribuição: Em todas as Américas. 

Habitat: Casas, jardins, capoeiras, brejos, e beiras de matas.

Hábitos: Espécie diurna de índole inquieta, locomove-se às vezes no solo pulando através da ramaria e da folhagem. O indivíduo pode fazer um pequeno ninho para dormir sozinho.

Alimentação: É onívoro, alimentando-se predominantemente de artrópodes e suas larvas e também lagartixas, sementes e restos de frutinhas.

Reprodução: Deposita 2 ovos em ninho debaixo de telhas, em ocos de paus e também aceita prontamente uma casinha de passarinho, se a abertura da entrada não for grande demais, dando passagem fácil a inimigos.

Na área da UFRA: Nos estudos realizados nas áreas da Usina São Francisco, esta espécie foi frequente. Encontrado 63 vezes. Sua distribuição espacial foi bastante ampla, estando presente nos canaviais orgânicos, nas matas exóticas, nas várzeas com herbáceas, nas matas nativas restauradas, nas matas mistas em regeneração, nas matas nativas, nas valetas de drenagem, nas matas em regeneração espontânea e no campo em regeneração espontânea.