sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/colhereiro/242

Biodiversidade

< Voltar

Colhereiro
Platalea ajaja | Linnaeus, 1758

Caracterização: Espécie com cerca de 87 cm. Único pela forma do bico que lembra uma colher. Plumagem rósea pela presença dos carotenoides. Seu colorido é intenso apenas durante a época de reprodução.

Distribuição: Ocorre na região neo-tropical, do sul EUA à Argentina, grande parte do Brasil, inclusive todas as regiões do Sul. 

Habitat: Habitam praias lamacentas no interior ou no litoral e manguezais, capoeiras e beira de matas secas ou úmidas, mas evita o interior de floresta densa.

Hábitos: Voa de cabeça esticada aos bandos, procura alimento na água rasa mergulhando e sacudindo a “colher” do bico lateralmente, peneirando a água.

Alimentação: Apanha animalejos aquáticos tais como peixinhos, insetos, moluscos e crustáceo, inclusive cracas (Balanus), sobretudo larvas e adultos. Realizam pescarias coletivas, dez a vinte indivíduos andando lado a lado mariscando na água rasa.

Reprodução: Nidifica em colônias e constrói o ninho com gravetos e talos secos de gramínea em árvores. As colônias costumam ser mistas, englobando outras espécies de aves, como biguás e garças. A fêmea geralmente realiza a postura de 2 a 3 ovos que são incubados por cerca de 22 dias. Após 6 semanas o juvenil começa a voar e aos 3 anos de idade atinge a maturidade sexual.

Na área da UFRA: Essa espécie não é muito frequente e nem abundante nas fazendas da UFRA, mas as poucas ocorrências foram registradas nas Várzeas com Herbáceas.