sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/choro-boi/340

Biodiversidade

< Voltar

Choró-boi
Taraba major | Vieillot, 1816

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Caracterização: Espécie de pequeno a médio porte, com cerca de 20,5 cm de comprimento. Embora ambos os sexos apresentem padrão geral bicolor, as cores destes padrões são diferentes, sendo o macho preto (parte superior) e branco (parte inferior) e a fêmea marrom e branca.

Distribuição: Das Guianas e Venezuela à Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai e em quase todo Brasil (meridionalmente até o Mato Grosso, Goiás, oeste de São Paulo e Rio de Janeiro). 

Habitat: Vegetação densa do estrato baixo de capoeiras, clareiras e bordas de florestas com vegetação arbustiva, tanto em regiões úmidas quanto secas.

Hábitos: Espécie diurna, vive geralmente aos pares, pulando em meio a emaranhados de cipós e arbustos a uma altura de 1 a 5 m, o que a torna difícil de ser observada. Raramente segue bandos mistos

Alimentação: Carnívora, alimentando-se de insetos, principalmente formigas.

Reprodução: Deposita 2 ovos em ninho que consiste em um cestinho aberto, feito de fibras, hastes, musgos, etc.

Na área da UFRA: Esta espécie de ave apresentou uma média distribuição espacial. Foi encontrada nas matas exóticas, nas matas mistas em regeneração, nas matas nativas, nas valetas de drenagem e nas matas em regeneração espontânea. Sua freqüência de ocorrência é considerada baixa, pois foi encontrada apenas 5 vezes.