sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/chibum/184

Biodiversidade

< Voltar

Chibum
Elaenia chiriquensis | Lawrence, 1865

Caracterização: A plumagem mistura de cinza ao tom oliváceo, tendo a barriga cinza. Duas barras cinzas nas asas. Ao redor do olho, grande e escuro, uma área clara forma uma espécie de óculos, chamativo. Bico pequeno, com a base clara, visível sob condições excepcionais de luz. O topete é mantido baixo, sem destacar, embora os adultos tenham uma área clara no alto da cabeça.

Distribuição: Da Costa Rica até Missiones na Argentina e Paraguai até o Rio de Janeiro. Somente não é encontrada na Caatinga.  

Habitat: Capoeiras, beira de matas, capões e cerrados. Nas cidades pode ser observado em parques, jardins e quintais arborizados.

Hábitos: Espécie diurna, mais numerosa em regiões áridas, onde vive aos pares e costuma acompanhar bandos mistos. Fica escondida na densa folhagem em altura média ou na copa, cantando insistentemente e sendo muito mais ouvida do que observada.

Alimentação: Carnívora, alimentando-se de insetos e suas larvas.

Reprodução: Deposita de 2 a 3 ovos em ninho de gramíneas com formato de xícara.

Na área da UFRA: O Pitiguari apresentou uma ampla distribuição espacial presente em matas exóticas, várzeas com matas ciliares, matas nativas restauradas, matas mistas em regeneração, matas nativas, valetas de drenagem e matas em regeneração espontânea. É considerada mediamente frequente, pois foi encontrada 33 vezes em todos os levantamentos realizados.