sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/caracara/152

Biodiversidade

< Voltar

Caracará
Caracara plancus | Miller, 1777

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Vocalização

1 / 2

Caracterização: Espécie de grande porte, com cerca de 56 cm de comprimento e 123 cm de envergadura. Chega a pesar mais do que 1 quilo. É alvinegra, de face nua e cara amarela ou vermelha, com penacho nucal que dá à cabeça forma característica e pernas altas e fortes. Os indivíduos jovens são pardos, de peito estriado, cara violácea ou amarelo-clara e pernas amareladas ou esbranquiçadas.

Distribuição: Desde a Flórida até a Terra do Fogo e em todo o Brasil. Ocorre inclusive, em cidades grandes. 

Habitat: Qualquer região aberta, onde frequentemente é o único gavião que aparece. É encontrado também nas estradas, queimadas ou à beira-mar. 

Hábitos: Espécie diurna e muito agressiva, mesmo assim concentra-se em grupos para alimentar-se de carniça. 

Alimentação: Onívora e bastante generalista, come insetos, aranhas, minhocas e outros invertebrados, além de pequenos animais (como lagartixas, anfíbios, caracóis, cobras, aves domésticas) carniça ou frutas e grãos que pega do chão. Seu sistema digestivo é poderoso e o que não consegue digerir é regurgitado sob a forma de pelotas. 

Reprodução: Deposita de 2 a 4 ovos em uma plataforma rasa de gravetos no alto de árvores, dentro da ramada. 

Na área da UFRA: Esta ave apresentou uma ampla distribuição espacial, sendo encontrada em todas as áreas estudadas. O habitat de maior ocorrência foi o de matas nativas. Foi encontrada 87 vezes, considerada bastante frequente.