sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/caneleiro-de-chapeu-preto/231

Biodiversidade

< Voltar

Caneleiro-de-chapéu-preto
Pachyramphus validus | Lichtenstein, 1823

Caracterização: Espécie com cerca de 13,5 cm de comprimento. De bico grosso e cauda relativamente curta. As partes superiores cinzento-escuras, boné preto, costas com branco oculto e partes inferiores pardacentas; a fêmea ferrugínea mais claras nas partes inferiores, e de boné cinzento-escuro.

Distribuição: Ocorre do leste do Pará e nordeste ao Rio Grande do Sul e Mato Grosso, também na Argentina, Paraguai, Bolívia e Peru Costa Rica à Bolívia ao Paraguai e Argentina, todo o Brasil. 

Habitat: Destaca-se na vegetação, gostando de ficar em poleiros expostos acima da mata ciliar, cerradão ou mata seca, bem como logo abaixo da copa e na parte da mata. 

Hábitos: Vivem em casais, ocasionalmente grupos familiares. Associam-se aos bandos mistos. 

  Alimentação: Buscam invertebrados e frutinhas de maneira isolada, ficam a espreita de insetos em movimentos. 

Reprodução: O ninho, geralmente pendente, chama de longe a atenção por ser uma construção grande, de fibras vegetais, com a entrada na parte lateral e a câmara de ovipostura na parte superior. O macho, às vezes, auxilia na construção do ninho, mas só a fêmea incuba os ovos que podem ser verde-oliva, pardo-claros ou cinzas com manchas pardo-enegrecidas. O tempo de incubação é, provavelmente, de 18 ou 19 dias e os filhotes são alimentados pelo casal. 

Na área da UFRA: Espécie presente em todos os habitats existentes nas fazendas da Usina São Francisco.