sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/cambacica-ou-mariquita/165

Biodiversidade

< Voltar

Cambacica ou Mariquita
Coereba flaveola | Linnaeus, 1758

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Caracterização: Espécie de pequeno porte, com cerca de 11 cm de comprimento. É facilmente identificada pelo seu tamanho diminuto, pela plumagem da sobrancelha branca margeada de preto, costas e cabeça cinzento-escuro, garganta cinzento-claro e peito e ventre amarelos.

Distribuição: América Tropical, do México e das Guianas à Argentina. 

Habitat: Todos os tipos de mata secundária.

Hábitos: Espécie diurna, vive solitária ou aos pares e é bastante ativa, buscando alimento em qualquer altura e ficando freqüentemente de cabeça ou costas para baixo, agarrando-se firmemente com as unhas afiadas. Constrói um ninho para descansar e pernoitar, sendo este menor do que o construído para a reprodução, frouxo e com entrada larga e baixa.

Alimentação: Principalmente néctar.

Reprodução: Deposita de 2 a 3 ovos em ninho relativamente alto e bem acabado, de paredes espessas e acesso pequeno, superior e dirigido para baixo, coberto por longo alpendre que se aproxima de sua base e veda completamente a entrada.

Na área da UFRA: Esta espécie de ave apresenta uma ampla distribuição espacial. Foi encontrada nas matas exóticas, nas várzeas com herbáceas, nas várzeas com matas ciliares, nas matas nativas restauradas, nas matas mistas em regeneração e nas matas nativas. É considerada pouco frequente, pois foi encontrada apenas 8 vezes.