Biodiversidade
Caboclinho
Sporophila bouvreuil | Statius Muller, 1776
Caracterização: Espécie de pequeno porte, com cerca de 10 cm de comprimento O macho é de coloração geral canela, com um boné, asas e cauda pretos; a fêmea é marrom-olivácea nas partes superiores e branco-amarelada nas inferiores.
Distribuição: Do estuário do rio Amazonas ao Nordeste, Leste e Centro do Brasil e também na Argentina, Paraguai, Rio Grande do Sul e em savanas ao norte da hiléia (Suriname).
Habitat: Campos com gramíneas altas, cerrados abertos e áreas pantanosas.
Hábitos: Espécie diurna, durante o período reprodutivo, vivem estritamente aos casais, sendo extremamente fiéis a um território, que o macho defende energicamente contra a aproximação de outros machos de sua espécie. Fora desse período vive em grupos, às vezes grandes, freqüentemente em meio a outras espécies que também se alimentam de sementes.
Alimentação: Herbívora, predominantemente granívora.
Na área da UFRA: Nos estudos realizados nas áreas da Usina São Francisco, esta espécie de ave apresentou uma distribuição restrita às várzeas e campos em regeneração. É considerada rara, pois seu registro total de ocorrência foi de apenas duas vezes.