sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/bigodinho-ciganinha-ou-estrelinha/335

Biodiversidade

< Voltar

Bigodinho, Ciganinha ou Estrelinha
Sporophila lineola | Linnaeus, 1758

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Vocalização

1 / 2

Caracterização: Espécie de pequeno porte, com cerca de 11 cm de comprimento. O macho é preto nas partes superiores e branco nas inferiores, com uma faixa branca no alto e outra em cada lateral da cabeça, próximo ao bico (lembrando um bigode, o que lhe valeu o nome popular); a fêmea é amarronzada, mais clara na região inferior.

Distribuição: Todo território nacional e também na Argentina, Paraguai e Bolívia, como residente, e nos demais países da Amazônia (Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia). 

Habitat: Lareiras arbustivas, plantações, bordas de capoeiras e áreas com gramíneas altas, principalmente nas proximidades da água. 

Hábitos: Espécie diurna, vive em pares espalhados durante o período reprodutivo, reunindo-se em grupos pequenos ou grandes fora deste.

Alimentação: Herbívora, alimenta-se de sementes.

Reprodução: Costuma nidificar em dezembro no Espírito Santo e Paraná, e no Piauí foi observada nidificando em maio.

Na área da UFRA: Esta espécie de ave apresentou uma média distribuição espacial. Foi visualizada nas valetas de drenagem, nas matas em regeneração espontânea e no campo em regeneração espontânea. É uma espécie pouco freqüente nessas áreas, pois foi encontrada apenas 5 vezes.