Biodiversidade
Besourinho-de-bico-vermelho
Chlorostilbon lucidus | Shaw, 1812
Caracterização: Espécie de pequeno porte, com cerca de 8,5 cm de comprimento. Possui bico vermelho com extremidade preta, plumagem verde-brilhante com brilho dourado mais intenso na fronte e mais azulado na garganta e penas da cauda azuis. A fêmea distingue-se por uma linha curva branca atrás dos olhos e pela ponta da cauda esbranquiçada.
Distribuição: Nordeste e do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul.
Habitat: Jardins e quintais floridos, capoeiras ralas, áreas abertas e matas de candeias floridas.
Hábitos: Espécie diurna e solitária, muito agressiva durante as suas horas de maior atividade. Está entre as pouquíssimas aves que possuem a capacidade de hibernar, assim como as demais espécies de beija-flores.
Alimentação: Principalmente néctar, mas alimenta-se quase que exclusivamente em voo. Também se alimentam de insetos e aranhas.
Reprodução: Deposita 2 ovos em ninho que pode ser construído em diversos locais, tais como raízes pendentes dos barrancos, ramos de pequenos arbustos, pés de café ou rente a uma folha. A parte externa das paredes do ninho é ornamentada com liquens, fragmentos de folhas e ramos, que às vezes se prolongam pela parte inferior do ninho, tornando-o camuflado com o ambiente.
Na área da UFRA: Esta espécie de ave é considerada pouco frequente nos levantamentos realizados, pois foi encontrada apenas 11 vezes. Apresentou uma média distribuição espacial, sendo encontrado nas matas exóticas, nas várzeas com matas ciliares, nas matas nativas restauradas, nas matas mistas em regeneração e nas matas nativas.