sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/bem-te-vizinho-asa-ferruginea/226

Biodiversidade

< Voltar

Bem-te-vizinho-asa-ferrugínea
Myiozetetes cayanensis | Linnaeus, 1766

Caracterização: Espécie de pequeno porte, com cerca de 17,5 cm de comprimento. É reconhecida pelos lados pretos da cabeça, pela faixa amarela ou alaranjada no alto da cabeça e pelas bordas nitidamente ferrugíneas das penas das asas e da cauda.

Distribuição: Do Panamá, através da Amazônia, à Bolívia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Pará e Maranhão. Também Rio de Janeiro e São Paulo. 

Habitat: Clareiras, áreas semi-abertas e bordas de florestas, freqüentemente próximo à água.

Hábitos: Espécie diurna e migratória, vive aos pares ou em pequenos grupos familiares que têm o costume de dormir juntos, buscando lugar mais abrigado para passar a noite.

Alimentação: Carnívora, sua dieta consiste em artrópodes como insetos, aranhas etc.

Reprodução: Deposita seus ovos em ninho esférico, com entrada lateral, normalmente próximo de vespeiros ou de árvores cheias de formigas, garantindo de melhor modo a segurança deste.

Na área da UFRA: Nos estudos realizados nas áreas da Usina São Francisco, esta espécie de ave apresentou uma restrita distribuição espacial, estando presente apenas nas valetas de drenagem. Considerada rara dentro destas áreas, pois foi encontrada apenas uma vez.