Biodiversidade
Bem-te-vi-do-gado ou Suiriri-cavaleiro
Machetornis rixosa | Vieillot, 1819
Vocalização
Caracterização: Espécie de pequeno porte, com cerca de 18,5 cm de comprimento. Suas costas tem cor parda-terrosa, que realça o amarelo pálido do pescoço e o amarelo vivo da região ventral; a cabeça acinzentada possui uma crista vermelho-alaranjada, que normalmente mantém escondida, e bico e pernas são pretos.
Distribuição: Da Venezuela à Bolívia, Argentina, Brasil oriental e central.
Habitat: Áreas abertas, arborizadas, campos de cultura, pastagens e jardins.
Hábitos: Espécie diurna, monogâmica e agressiva, demonstra o nervosismo por movimentos bruscos das asas. Tem o costume de dormir em grupos ou de buscar lugar mais abrigado para passar a noite. No campo, onde há gado, cavalos e carneiros pastando, permanece à frente do focinho do animal, esperando que este, ao tocar na vegetação, espante os insetos que são logo apanhados; além disso, usa estes animais como pouso, sem perturbá-los quando caminha em seu dorso.
Alimentação: Carnívora, predominantemente insetívora.
Reprodução: Deposita seus ovos em ocos de árvores ou ninhos fechados, abandonados por outras aves.
Na área da UFRA: Esta espécie de ave apresenta uma média distribuição espacial, pois foi encontrada apenas nas matas exóticas, nas várzeas com herbáceas, nas matas nativas restauradas, nas matas nativas e nas valetas de drenagem. É uma ave pouco freqüente, pois seu registro de ocorrência foi de apenas 12 vezes.