Biodiversidade
Beija-flor-preto-e-branco
Florisuga fusca | Vieillot, 1817
Caracterização: Espécie de pequeno porte, com 12,6 cm de comprimento. Possui colorido contrastante vistoso das penas da cauda, que é exibido quando o pássaro a expande em um leque branco cortado em duas metades pelas centrais pretas ou quando a abre e fecha rapidamente. O branco da cauda continua até os flancos, formando uma faixa. Os indivíduos mais jovens são quase totalmente manchados, de cauda canela ou preta com penas laterais brancas.
Distribuição: Da Paraíba ao Rio Grande do Sul.
Habitat: Beira da mata, capoeira, jardins, bananais, freqüentemente em copas de árvores altas.
Hábitos: Espécie diurna e solitária parece manter-se mais parado no ar do que os outros beija-flores, sempre exibindo suas cores contrastantes. Está entre as pouquíssimas aves que possuem a capacidade de hibernar, assim como as demais espécies de beija-flores.
Alimentação: Alimentam-se principalmente néctar e quase que exclusivamente em vôo ingerem insetos e aranhas como fonte e proteínas e gordura.
Reprodução: Deposita 2 ovos, utilizando teias de aranha e de sementes com paina para tecer seus ninhos, em forma de uma pequena tigela e fixado com fios na vegetação.
Na área da UFRA: Nos estudos realizados nas áreas da UFRA, esta espécie de ave apresentou uma restrita distribuição espacial. Foi encontrada apenas nos canaviais orgânicos. A forte presença de aranhas de teia (alimentação e reprodução) tem representado uma dupla fonte de recursos para essa espécie. Considerada rara, pois seu registro de ocorrência foi de apenas uma vez.