sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/beija-flor-de-peito-azul/122

Biodiversidade

< Voltar

Beija-flor-de-peito-azul
Amazilia lactea | Lesson, 1832

Caracterização: Espécie de pequeno porte, com cerca de 9,5 cm de comprimento. Possui uma pequena mancha branca acima do olho e o seu bico tem a maxila negra e a mandíbula vermelha, com a ponta preta, além de apresentar plumagem cor azul-violeta na garganta, peito e região lateral do pescoço e barriga verde-azulada com uma faixa mediana branca indo até a porção inferior da cauda. A única diferença entre a fêmea e o macho é que ela tem uma coloração mais pálida e com menos brilho.

Distribuição: Nos Andes venezuelanos e bolivianos e no Brasil, do Amazonas à Bahia e Minas Gerais. 

Habitat: Mata, capoeira, regiões montanhosas, jardins, pomares e até em áreas urbanas. 

Hábitos: Espécie diurna e solitária, muito agressiva durante as suas horas de maior atividade. Está entre as pouquíssimas aves que possuem a capacidade de hibernar, assim como as demais espécies de beija-flores. 

Alimentação: Principalmente néctar como fonte energética, mas ingerindo artrópodos como fonte de proteína. 

Reprodução: Deposita 2 ovos em ninho geralmente construído num ramo horizontal a uma altura de 2 metros do solo. 

Na área da UFRA: Esta espécie de beija-flor apresentou uma baixa freqüência de ocorrência, pois foi encontrado apenas 9 vezes. O habitat de maior ocorrência desta ave foi o de matas nativas restauradas. Foi encontrado também nas matas exóticas, nas várzeas com herbáceas, nas matas nativas e nas valetas de drenagem.