sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/beija-flor-de-garganta-verde/121

Biodiversidade

< Voltar

Beija-flor-de-garganta-verde
Amazilia fimbriata | Gmelin, 1788

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Caracterização: Espécie, com cerca de 8,5 cm de comprimento. Possui cor verde claro, com tons brilhantes e um verde dominante no pescoço. Bico longo e reto. 

Distribuição: Ocorre na capoeira, na restinga, também no Norte da América do Sul, em todo o Brasil até o Paraguai e Bolívia. 

Habitat: É a espécie mais encontrada nos ambientes abertos e bordas de matas Brejos. 

Hábitos: visita as flores de arbusto, trepadeiras e árvores isoladas ou na borda da mata é um dos maiores frequentadores de garrafinhas de água ou flores nas grandes cidades. 

Alimentação: Alimentam-se cerca de 15 vezes por hora para manter a energia, como fonte proteica comem pequenos insetos e para obter energia ingerem néctar das flores. 

Reprodução: Na época de reprodução as fêmeas constroem o ninho, chocam e cuidam dos filhotes sozinha. Colocam 2 ovos por vez. Os filhotes tornam-se independentes em 4 semanas.  

Na área da UFRA: Esta ave, que foi registrada nas áreas da Usina São Francisco, é considerada pouco freqüente nos levantamentos, pois foi encontrada apenas duas vezes. Sua distribuição espacial ficou restrita às matas.