sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/bacurau-chinta/200

Biodiversidade

< Voltar

Bacurau-chintã
Hydropsalis parvula | Gould, 1837

Caracterização: Espécie com cerca de 30 cm. O macho apresenta a garganta, uma larga faixa nas asas e a ponta da cauda brancas. Esta sendo longa, mas não bifurcada. A faixa na asa do macho, também as grandes manchas longitudinais nas retrizes são brancas, estas manchas estão sendo exibidas em curtos vôos verticais, tornando-se então muito vistosas até em plena noite.

Distribuição: Ocorre do sul EUA e México até a Bolívia, Paraguai, Missiones, todo o Brasil. 

Habitat: Orla de mata, capoeira aberta, campos com árvores isoladas, cerradões, capões de mata podendo ser encontrado em matas secundárias e em processo de reflorestamento.

Hábitos: Vive no chão. Pousam em posição abaixada, deita-se de barriga. Só é visto durante a noite nas estradas ou carreadores de canaviais, onde os faróis dos veículos atraem insetos caçados por esse bacurau-chintã.

Alimentação: Insetívoros, decolam do solo onde aproveitam a claridade do céu noturno para caçar e pousam novamente no solo.

Reprodução: Dos ninhos são colocados diretamente no solo. Põe 2 ovos elípticos amarelo avermelhados manchados de marrom. Os filhotes possuem uma camuflagem muito eficiente, pois possui uma coloração muito semelhante à da folhagem seca do solo.

Na área da UFRA: Nas fazendas da UFRA foi encontrado poucas vezes e somente no habitat representado por canaviais orgânicos.