Biodiversidade
Azulão
Cyanoloxia brissonii | Lichtenstein,1823
Vocalização
Caracterização: De bico avantajado e negro. O macho é totalmente azul-escuro, com partes azuis brilhantes. A fêmea e os filhotes são totalmente pardos com as partes inferiores um pouco mais claras. Canto sonoro e melodioso. Emite um canto diferente no crepúsculo e pela madrugada.
Distribuição: Do Nordeste do Brasil ao Rio Grande do Sul, Bolívia, Paraguai e Argentina.
Habitat: É encontrada na beira de pântanos, matas secundárias e plantações.
Hábitos: Esta ave é muito territorialista. Não é possível vê-la em bando. Se existe um casal em certa localização, só será possível encontrar outro casal a certa distância. Os filhotes de azulão ficam com seus pais até certo tempo, depois já partem para uma vida independente, pois o instinto territorialista do azulão não o deixará ficar perto após estar na fase adulta.
Alimentação: Sua alimentação é bem variada, sobretudo de sementes, frutas e insetos.
Reprodução: O azulão se reproduz entre setembro e fevereiro, constrói seu ninho não muito longe do solo e cada ninhada geralmente tem entre 2 a 3 ovos, tendo de 3 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem entre 13 a 15 dias após botar os ovos
Na área da UFRA: Esta espécie é considerada rara dentro das fazendas estudadas, pois foi encontrado apenas oito vezes. O encontro desta ave ficou restrito ao canaviais orgânicos entre outros habitats.