sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/anu-preto/286

Biodiversidade

< Voltar

Anu-preto
Crotophaga ani | Linnaeus, 1758

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Caracterização: Espécie de médio porte, com cerca de 36 cm de comprimento. Possui plumagem de coloração preta uniforme, com bico alto, forte e curto, cauda comprida e graduada. O cheiro do corpo é forte e característico, perceptível para nós a vários metros e capaz de atrair morcegos hematófogos e animais carnívoros.

Distribuição: Da Flórida à Argentina e todo o Brasil. 

Habitat: Pastagens, campos, jardins, lavouras abandonadas e outras áreas abertas.

Hábitos: Espécie diurna e extremamente sociável, forma casais e vive sempre em bandos, que unem-se à noite em filas apertadas ou aglomeram-se em montões desordenados, ocupando territórios coletivos durante todo o ano.

Alimentação: Essencialmente carnívora, alimentando-se de gafanhotos, percevejos, aranhas, miriápodes, lagartas peludas e urticantes, lagartixas, pequenas cobras, rãs ou camundongos. Mas também podem comer frutas, bagas, coquinhos e sementes, sobretudo na época seca quando há escassez de artrópodes.

Reprodução: Deposita de 4 a 7 ovos em ninhos coletivos, em formato de uma grande xícara aberta. Pode acontecer de um ninho ser ocupado por 6 ou 10 aves, e conter 10, 20 e até mais ovos.

Na área da UFRA: O anu-preto apresenta uma abundante distribuição espacial. Foi encontrado em todas as áreas estudadas, sendo estas, os canaviais orgânicos, matas exóticas, várzeas com herbáceas, várzeas com matas ciliares, matas nativas restauradas, matas mistas em regeneração, matas nativas, valetas de drenagem, matas em regeneração espontânea e campo em regeneração espontânea. É a segunda espécie mais frequente da Usina São Francisco, pois foi encontrada 149 vezes.