sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/andorinha-serrador/255

Biodiversidade

< Voltar

Andorinha-serrador
Stelgidopteryx ruficollis | Vieillot, 1817

Caracterização: Espécie de pequeno porte, com cerca de 14 cm de comprimento. Possui plumagem marrom nos lagos da cabeça, no lado superior e no peito, contrastando com a garganta cor de canela-avermelhada e com o amarelo-pálido do abdômen e da porção inferior da cauda.

Distribuição: Todo o Brasil e também da Costa Rica e Panamá aos demais países da América do Sul, com exceção do Chile. 

Habitat: Campos de cultura à beira de rio.

Hábitos: Espécie diurna e migratória no sul do país, vive aos pares e torna-se inquieta ao amanhecer e ao anoitecer, aumentando seu piar e grinfar até ocupar o ninho onde o casal costuma dormir.

Alimentação: Carnívora, rigorosamente insetívora, come cupins, formigas, moscas e até abelhas.

Reprodução: Deposita seus ovos em buracos de vários tipos, fazendo uma cama solta de capim, folhas e penas, aproveitando também caibros em baixo das telhas e entre forros e cavidades de construções humanas.

Na área da UFRA: Esta espécie de ave apresentou uma média distribuição espacial, estando presente em 3 dos 10 habitats estudados. Estes habitats foram as várzeas com matas ciliares, as matas nativas restauradas e as matas em regeneração espontânea. Considerada rara, pois foi encontrada apenas 3 vezes em todos os levantamentos realizados.