sustentabilidade/biodiversidade/animais/anfibios/sapo-ferreiro/67

Biodiversidade

< Voltar

Sapo-ferreiro
Hypsiboas faber | Wied-Neuwiedi, 1821

Caracterização: Espécie de grande porte, com cerca de 9,0 cm de comprimento. Possui coloração uniforme, variando do acinzentado ao avermelhado, passando por tons castanhos. A maioria dos indivíduos apresenta uma linha fina e escura do extremo do focinho até o meio da região dorsal. O ventre é branco e as coxas são marcadas por faixas transversais. Os machos são um pouco menores, ou do mesmo tamanho, das fêmeas, e possuem um pequeno espinho (espinho sexual) próximo à base do polegar. Ademais, os machos podem apresentar cicatrizes no dorso, provocadas pelos espinhos sexuais, em decorrência de brigas com outros machos.

Distribuição: Possui ampla distribuição, sendo encontrada do Sudeste e Sul do Brasil ao Sudeste do Paraguai e Nordeste da Argentina. No Brasil distribui-se desde regiões de baixada à regiões serranas, ocorrendo na Mata Atlântica e no Cerrado. É uma espécie que se adapta bem e com facilidade à regiões alteradas, e pode estar ampliando sua distribuição geográfica, devido às ações antrópicas.  

Habitat: Formações abertas à matas e bordas de matas ciliares e de galeria.  

Hábitos: Crepuscular, noturna e arborícola. Constroem seus ninhos de lama nas margens de lagos e rios, podendo comumente, ser encontrados sobre as árvores. Os machos são territoriais e quando em grandes densidades populacionais, apresentam cuidado parental.  

Alimentação: Insetos e pequenos artrópodes.  

Reprodução: Ovípara e reproduzem-se durante estação chuvosa. Podem vocalizar sobre a vegetação ou em partes rasas dentro d’água, embora freqüentemente, vocalizem dentro das panelinhas que constroem, servindo como ninhos para desova, e localizam-se em ambientes florestais ou abertos, às margens de lagoas e córregos permanentes, ou temporários. As fêmeas põem de 3000 a 4000 ovos, os quais ficam boiando na água dentro dos ninhos. Fora do período reprodutivo podem ser encontrados sobre as árvores.  

Na área da UFRA: Espécie registrada apenas no ambiente de Várzeas com herbáceas.