sustentabilidade/biodiversidade/animais/anfibios/razinha-assobiadeira/72

Biodiversidade

< Voltar

Rãzinha-assobiadeira
Leptodactylus fuscus | Schneider, 1799

FOTO: Propriedade de Native / Embrapa

Vocalização

1 / 2

Caracterização: Espécie de médio porte, com cerca de 4,0 cm. Possui focinho pontudo e a coloração do dorso varia do acinzentado à tons de verde, ornamentado com manchas marrons irregulares. Alguns indivíduos apresentam uma ou duas faixas longitudinais na região mediana do dorso. Os machos apresentam coloração escura na lateral da região gular (papo), ao passo que nas fêmeas é branca.  

Distribuição: Savanas do Panamá ao longo da América do Sul, leste dos Andes, Bolívia, e Argentina e Trinidade e Tobago. No Brasil, distribui-se pelas regiões sul e sudeste.  

Habitat: Formações abertas à florestais em bordas e clareiras de matas ciliares e de galeria, bordas de lagoas, riachos e charcos. 

Hábitos: Crepuscular, noturna, terrestre e aquática. Preferindo a vegetação baixa (gramíneas) perto de lagos, lagoas, rios, riachos, várzeas, brejos e poças. Durante o dia entocam-se em cavidades encontradas no solo e fora da temporada de vocalização, nas regiões que passam por longos períodos de seca, podem hibernar enterrados a até 32 cm de profundidade. 

Alimentação: Pequenos insetos e artrópodes. 

Reprodução: Ovípara, e o período reprodutivo parece ser altamente influenciado pelo regime pluviométrico da região onde ocorrem. Vocalizam a partir do solo próximos a poças temporárias, permanentes, ou ainda, próximos à entrada das suas tocas. As tocas são construídas pelos machos em locais que logo serão alagados. As fêmeas são conduzidas até a toca e lá dentro ocorre o amplexo e a desova. Tanto os machos como as fêmeas podem permanecer nos ninhos para cuidar da prole. 

Na área da UFRA: Espécie registrada em seis dos dez ambientes, não sendo registrada, apenas nos ambientes de Matas exóticas, Matas mistas em regeneração, Matas nativas e Mata em regeneração espontânea. Frequentemente associados às Várzeas com herbáceas.