Sustentabilidade
CLOSE
Topo
Carbone Neutre
Entre mai 2006 et avril 2007, Native a effectue un bilan des émissions de gaz a effet de serre (GES) de la filière biologique de l'Usine de Sao Francisco (UFRA). Cette évaluation a été réalisée selon le protocole GHG - modèle international pour mesurer les émissions - en considérant les effets de la culture de la canne et la production de sucre et d'alcool a l'usine. Compte-tenu qu'une partie de cette production est destinée a l'exportation, l'énergie nécessaire pour le transport de ces marchandises vers leur destination finale (USA, Europe, Japon) a également été prise en compte.

Les quantités d'émissions trouvées pour UFRA sont plus basses que les niveaux moyens d'émissions de l'industrie de la canne a sucre, du fait de ses méthodes de production biologiques. Comparée a la production de sucre a partir de la betterave en Europe ou au Japon, ou encore a la production de sucre a partir de la betterave ou du mais aux Etats-Unis, les écarts sont encore plus nets, car ces méthodes de production fonctionnent a partir d'énergies fossiles alors que UFRA utilise de l'énergie a base de bagasse de canne a sucre.
Click here to contact us
Base
Fechar
Enviar
Transparente
Nome do amigo  *
Email do amigo  *
Nome do amigo  *
Email do amigo  *
Responsabilidade Social

Desenvolver e aprimorar o relacionamento com a comunidade, clientes, fornecedores, funcionários e acionistas é uma preocupação constante em todas as empresas do Grupo Balbo. Um exemplo desse cuidado foi o processo de conversão para a colheita mecanizada.

A colheita de cana sem queima avançou gradativamente até atingir 100% das áreas cultivadas em 1995. Ao mesmo tempo, iniciaram-se a requalificação e o remanejamento dos trabalhadores do campo, que passaram a atuar no manejo das áreas agrícolas. Nenhum trabalhador foi dispensado por causa da mecanização da colheita.

A saúde e a segurança do trabalhador estão no foco da empresa. Em 1980, o Grupo Balbo formou uma equipe multiprofissional para analisar e acompanhar as condições de vida e de saúde de seus trabalhadores e familiares, no Programa Médico-Social.

A estrutura de saúde conta com dois ambulatórios completos, incluindo:

01. Quatro consultórios médicos;

02. Um consultório odontológico completo;

03. Duas salas de curativos e emergências;

04. Duas salas de vacinação e medicação;

05. Quatro unidades volantes;


Em 1987, como reconhecimento por esse programa, o Grupo Balbo recebeu o Prêmio ECO, de Contribuição Empresarial à Comunidade, conferido pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (AMCHAM). Já em 1997, acompanhando as novas formas de organização e prestação de assistência médica no país, o programa passou por ousada aquisição, incorporando o seguro saúde à sua estrutura. Na área de assistência social, trabalha-se principalmente com os dependentes legais dos funcionários.

As usinas Santo Antônio e São Francisco contam com cerca de 2,8 mil funcionários, que compõem, com seus familiares, uma população de 9,8 mil pessoas. Muitos deles habitam as moradias cedidas gratuitamente pela empresa, em vilas residenciais de elevado nível de urbanização, com acesso à educação, ao lazer e ao acompanhamento médico.