Sustentabilidade
CLOSE
Topo
Carbone Neutre
Entre mai 2006 et avril 2007, Native a effectue un bilan des émissions de gaz a effet de serre (GES) de la filière biologique de l'Usine de Sao Francisco (UFRA). Cette évaluation a été réalisée selon le protocole GHG - modèle international pour mesurer les émissions - en considérant les effets de la culture de la canne et la production de sucre et d'alcool a l'usine. Compte-tenu qu'une partie de cette production est destinée a l'exportation, l'énergie nécessaire pour le transport de ces marchandises vers leur destination finale (USA, Europe, Japon) a également été prise en compte.

Les quantités d'émissions trouvées pour UFRA sont plus basses que les niveaux moyens d'émissions de l'industrie de la canne a sucre, du fait de ses méthodes de production biologiques. Comparée a la production de sucre a partir de la betterave en Europe ou au Japon, ou encore a la production de sucre a partir de la betterave ou du mais aux Etats-Unis, les écarts sont encore plus nets, car ces méthodes de production fonctionnent a partir d'énergies fossiles alors que UFRA utilise de l'énergie a base de bagasse de canne a sucre.
Click here to contact us
Base
Fechar
Enviar
Transparente
Nome do amigo  *
Email do amigo  *
Nome do amigo  *
Email do amigo  *
Recursos Hídricos no Projeto Cana Verde

A integração das técnicas agronômicas promovida em nosso sistema de produção resultou também em uma contribuição relevante aos recursos hídricos nas áreas agrícolas. A permanente cobertura do solo com canaviais e suas palhas ou com as culturas em rotação, reduz a perda de água por evaporação, além de elevar as capacidades de retenção e de infiltração de água no solo pelo acúmulo de matéria orgânica e pela reconstituição de sua bioestrutura, ou seja, porções equilibradas de terra, água, ar, matéria orgânica e vida no solo. 
A intensa vitalidade de todo o sistema - principalmente a vida abrigada pelo solo, que se estabelece tanto por sua cobertura quanto pelo sistema agroecológico de produção, o qual não utiliza agrotóxicos e fertilizantes sintéticos - atua como um filtro natural, garantindo a qualidade da água ao mesmo tempo em que evita sua contaminação. Estamos certos de que o Projeto Cana Verde contribuiu efetivamente para aumentar o fluxo de água doce nos mananciais que nascem ou passam pelas fazendas.

Há dois casos emblemáticos que comprovam definitivamente esta nossa afirmação. Nas fazendas Santa Rita e Água Branca, havia canais vegetados originalmente construídos para drenarem o excesso de água no período de verão, quando ocorrem chuvas intensas nesta região. Anos após a implantação do Projeto Cana Verde nestas fazendas, o fluxo de água doce nestes canais passou a ser permanente, persistindo inclusive durante o inverno. Para proteger estes novos mananciais, reflorestamos suas margens estabelecendo uma mata ciliar adequada. 
As imagens abaixo comparam a Fazenda Santa Rita em 1971 e em 2008, respectivamente quinze anos antes do início do Projeto Cana Verde e vinte e dois anos após sua implantação. Por elas pode-se verificar que não havia nada onde hoje se encontram os córregos.