Sustentabilidade
CLOSE
Topo
Carbone Neutre
Entre mai 2006 et avril 2007, Native a effectue un bilan des émissions de gaz a effet de serre (GES) de la filière biologique de l'Usine de Sao Francisco (UFRA). Cette évaluation a été réalisée selon le protocole GHG - modèle international pour mesurer les émissions - en considérant les effets de la culture de la canne et la production de sucre et d'alcool a l'usine. Compte-tenu qu'une partie de cette production est destinée a l'exportation, l'énergie nécessaire pour le transport de ces marchandises vers leur destination finale (USA, Europe, Japon) a également été prise en compte.

Les quantités d'émissions trouvées pour UFRA sont plus basses que les niveaux moyens d'émissions de l'industrie de la canne a sucre, du fait de ses méthodes de production biologiques. Comparée a la production de sucre a partir de la betterave en Europe ou au Japon, ou encore a la production de sucre a partir de la betterave ou du mais aux Etats-Unis, les écarts sont encore plus nets, car ces méthodes de production fonctionnent a partir d'énergies fossiles alors que UFRA utilise de l'énergie a base de bagasse de canne a sucre.
Click here to contact us
Base
Fechar
Enviar
Transparente
Nome do amigo  *
Email do amigo  *
Nome do amigo  *
Email do amigo  *
Certificação Sócio Ambiental

EcoSocial

A Native sempre foi uma empresa focada na sustentabilidade, ao zelar pela integração das dimensões econômica, social e ambiental de suas atividades. Assim, desde o início do Projeto Cana Verde, que visava originalmente realizar o potencial ecológico da cana-de-açúcar, em 1984, até hoje, nossos progressos nesta senda vêm obtendo amplo reconhecimento nacional e internacional. Obtivemos diversos certificados internacionais orgânicos e de gestão da qualidade, integramos relevantes iniciativas internacionais focadas no meio ambiente. E, por estar em sintonia com as novas demandas globais de justiça social, preservação do meio ambiente, controle do aquecimento global, que a Native recebe o selo EcoSocial.

O selo EcoSocial, conferido pelo IBD (Instituto Biodinâmico), é o mais claro sinal de nosso compromisso com a sustentabilidade. Seu regulamento não apenas estabelece critérios mínimos de âmbito socioambiental a serem integralmente cumpridos, como também demanda a adoção de programas de melhoria contínua nestes mesmos âmbitos, a fim de fomentar o desenvolvimento sustentável desde a base da cadeia produtiva. Assim, nosso grupo empresarial assumiu novos e desafiadores compromissos de natureza EcoSocial nas seguintes áreas:

Humano e Social

Qualificação de Rurícolas: A colheita mecanizada da cana de açúcar tem promovido ganhos ambientais grandes, ao passo que as áreas queimadas têm sido reduzidas drasticamente. Em contraponto ao ganho ambiental, gera-se o desafio social de ocupação da mão de obra rurícola que está ficando ociosa em decorrência da queda na colheita manual. O projeto de Qualificação de Rurícolas tem atuado no sentido de capacitar estes trabalhadores para assumirem novas funções dentro da empresa.

Tear: oficina de artesanato e bordado. O principal objetivo do Projeto Tear é proporcionar condições para que crianças e jovens construam sua cidadania, assegurando, com absoluta prioridade, a efetivação dos seus direitos fundamentais por meio de atividades socioeducativas e profissionalizantes. Esta iniciativa ocorre em período complementar à escola, destinada a crianças de família com baixa renda.

Ambiental

Certificação Orgânica de Fornecedores: A Native acredita na Produção Orgânica enquanto opção para produção de alimentos saudáveis, aliada aos conceitos de sustentabilidade ambiental e social. Sendo assim, criou um programa de incentivo aos seus fornecedores para conversão de áreas convencionais em áreas orgânicas.

3ª Campanha de Monitoramento Faunístico: A Native tem monitorado o incremento da biodiversidade nas áreas de produção orgânica e de vegetação nativa recuperadas nas fazendas certificadas. Esta Terceira Campanha de Monitoramento Faunístico tem por objetivo avaliar indicadores específicos dos povoamentos de vertebrados selvagens e suas evoluções em relação ao amadurecimento das áreas de vegetação restauradas que estão ainda sob processo de aumento de complexidade espacial e de recursos para abrigo e alimento.

A Native é também EcoSocial. E assim reafirmamos nosso compromisso em produzir alimentos não apenas orgânicos, saudáveis e gostosos, mas também sustentáveis.

Saiba mais sobre a Certificação EcoSocial pelo site www.ibd.com.br